Método de Ensino

O Colégio Heliântia pretende desenvolver um projeto de uma escola total onde, ao longo dos vários ciclos de ensino, são desenvolvidas as competências concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

O Colégio Heliântia dispõe de valências que vão do 1.º ao 2.º ciclo. Nestas são desenvolvidas as competências concebidas como saberes em uso, necessárias à qualidade da vida pessoal e social de todos os cidadãos, a promover gradualmente ao longo da educação básica.

 

Metodologias

A metodologia do Colégio caracteriza-se pelo:

  • Critério preventivo, que ajuda os destinatários a superar os riscos e as situações de perigo, a captar o sentido da sua juventude e a viver em plenitude as suas aspirações;
  • Ambiente educativo, caracterizado pelo protagonismo dos destinatários, pelo espírito de família, pelo trabalho diário, pelo convite à criatividade, estimulado pelas TICs e pelo clima de alegria e de festa;
  • Relação educativa pessoal, que se traduz na familiaridade entre docentes e discentes, escola, família e comunidade.

1º Ciclo

O Colégio Heliântia pretende formar futuros jovens de exceção, distinguindo-se pela qualidade elevada da prática pedagógica diária, em cada turma, alicerçada num ambiente de disciplina, saúde, respeito por si, pelo outro e pela instituição.

Ao nível do 1ºciclo do Ensino Básico o projeto educativo preconiza turmas com um número reduzido de alunos, onde é desenvolvido um ensino de elevada qualidade técnica e pedagógica, recorrendo a métodos de ensino inovadores, com utilização de modernos meios tecnológicos de informação e comunicação.

2º Ciclo

A aposta do Colégio Heliântia no alargamento das suas valências para o 2º ciclo do Ensino Básico visa, entre outras razões, o desenvolvimento de um ensino total e interligado, onde os alunos avançam na sua formação de um modo natural e contínuo.

O projeto educativo preconiza turmas com um número reduzido de alunos, com docentes de elevada qualidade técnica e pedagógica, que desenvolvem um trabalho rigoroso de ensino-aprendizagem, sempre com a máxima exigência, mas com uma ligação muito próxima de todas as crianças.

Para além do plano de estudos previsto, o Colégio Heliântia tem como oferta de escola aulas de Finanças para a Vida e dispõe de aulas de apoio ao estudo diárias.

O horário letivo dos alunos está compreendido entre as 9h00 e as 16h50 diariamente, tendo habitualmente uma tarde livre por semana.